Introdução a Educação Digital



PAUTA DO 9º ENCONTRO 
Escola Nicodemos Neves (12/12)
Escola Castro Pinto (12/12)

 1º MOMENTO: Revendo o 8º encontro
 1. Acolhida
 2. Relembrando o encontro anterior

2º MOMENTO: Iniciação a temática do dia
 TEMA: Continuando a Tabela Interativa (Editor calc)
             Interagindo com as mídias digitais

1. AMPLIANDO CONHECIMENTOS
a) Projeto: Interagindo com as mídias digitais

2. PRATICANDO
ATIVIDADE DO DIA
a) Apresentação da microaula dos cursistas e do blog

3. RECORDANDO
 a) Diário de bordo – registro detalhado do que foi feito hoje.


PAUTA DO 8º ENCONTRO 
Escola Nicodemos Neves (08/12)
Escola Castro Pinto (08/12)


Obs: Atividade realizada a distância para suprir o déficit do curso

1º MOMENTO: Revendo o 7º encontro
1. Acolhida
2. Relembrando o encontro anterior

2º MOMENTO: Iniciação a temática do dia
 TEMA: Estruturando o blog

1. AMPLIANDO CONHECIMENTOS
 a) PESQUISA: conhecendo outros blogs

2. PRATICANDO
 a) ATIVIDADE DO DIA: Estruturação do blog

3. RECORDANDO
    DIÁRIO DE BORDO – registro detalhado do que foi feito hoje.

PAUTA DO 7º ENCONTRO

Escola Nicodemos Neves (05/12)
Escola Castro Pinto (06/12)

1º MOMENTO: Revendo o 6º encontro
1. Acolhida
2. Relembrando o encontro anterior

2º MOMENTO: Iniciação a temática do dia
TEMA: Apresentação e exploração do Editor Calc

Conteúdos:
 Estudando a unidade 8
 Conhecendo o editor calc
 Construção de uma tabela interativa

1. AMPLIANDO CONHECIMENTOS
a) LEITURA: Estudo da unidade 8 – Conhecendo o editor calc através do link http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod85411/index.htm

b) VÍDEO/REFLEXÃO
• Vídeo: Educação na era da informação.

c) SOCIALIZAÇÃO:
 O professor está preparado para esse desafio?

2. PRATICANDO
ATIVIDADE DO DIA

a) Dinâmica: Tabela interativa
b) Construa uma planilha seguindo o roteiro.

3. RECORDANDO
a) Diário de bordo – registro detalhado do que foi feito hoje.
Estudo da unidade 8, aprendendo mais sobre o calc.
Vídeo aula e discussão em plenária;
A atividade do dia - Dinâmica: Tabela interativa seguindo o roteiro
(registrar as realizações do dia, os seus sentimentos, dificuldades, avanços e desafios enfrentados em sua travessia neste processo de inclusão digital)

PAUTA DO 6º ENCONTRO 
Escola Nicodemos Neves (28/11)
Escola Castro Pinto
(29/11)
1º MOMENTO: Revendo o 5º encontro

1. Acolhida

2. Relembrando o encontro anterior

2º MOMENTO: Iniciação a temática do dia
TEMA: Conhecendo o Tux Praint
              Construindo uma apresentação no Br.Office.org. Impress.

Conteúdos:  
Desenho no Tux paint

Construção de slides e apresentação

Conhecendo o Google Docs,  email no gmail


1. AMPLIANDO CONHECIMENTOS
a) LEITURA: Estudo da unidade 5 – Google docs e unidade 6 - Email e Gmail através do link http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod85411/index.htm

b) SOCIALIZAÇÃO:
      Reflexão sobre o vídeo



2. PRATICANDO
ATIVIDADE DO DIA
a) Dinâmica: Desenho livre
b) Construindo uma apresentação de slides

3. RECORDANDO
Diário de bordo – registro detalhado do que foi feito hoje.
Estudo da unidade 5 e 6, através do “material online”; 
 Vídeo aula e discussão em plenária;
A atividade do dia: 
         Dinâmica: Desenho livre e apresentação de slides
 (registrar as realizações do dia, os seus sentimentos, dificuldades, avanços e desafios enfrentados em sua travessia neste processo de inclusão digital)


PAUTA DO 5º ENCONTRO – 24 de novembro
Escola Nicodemos Neves
Escola Castro Pinto


Obs: Atividade realizada a distância para suprir o déficit do curso

1º MOMENTO: Revendo o 4º encontro
    1. Acolhida
    2. Relembrando o encontro anterior

2º MOMENTO: Iniciação a temática do dia
    TEMA: VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM - AVALIAÇÃO

1. AMPLIANDO CONHECIMENTOS
    a) Pesquisa na internet e no blog através do link “Educador digital” os conteúdos inseridos na avaliação

2. PRATICANDO
    ATIVIDADE DO DIA
     a) Avaliação – com o objetivo de verificar a habilidade dos cursistas em selecionar, copiar e colar texto; a ampliação do conhecimento sobre os temas em estudo e o desempenho de cada cursista em navegar na internet.

3. RECORDANDO
    a) Diário de bordo – registro detalhado do que foi feito hoje.

PAUTA DO 4º ENCONTRO
Escola Nicodemos Neves (21/11/2012)
Escola Castro Pinto (22/11/20120)

1º MOMENTO: Revendo o 3º encontro
1. Acolhida
2. Relembrando o encontro anterior

2º MOMENTO: Iniciação a temática do dia
TEMA: Conhecendo o Br.Office.org. Impress.
Conteúdos: Teclado/mouse (unidade 4)
Criando uma apresentação no impress (unidade 7)

1. AMPLIANDO CONHECIMENTOS
a) LEITURA: Estudo da unidade 4 – uso eficiente do teclado e uso do mouse no site: http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod85411/index.htm
LEITURA: Estudo da unidade 7 – Planejando sua apresentação através do site acima.

b) VÍDEO/REFLEXÃO:
1. Documentário
2. Vida Maria

c) SOCIALIZAÇÃO:
• O filme “Vida Maria” tem relação com nossa prática pedagógica?
• Prática pedagógica X mídias digitais

2. PRATICANDO
ATIVIDADE DO DIA
a) Dinâmica: Produção textual coletiva “Mídias digitais”
b) Construção de slides (sugestão)
• TEMA: MÍDIAS DIGITAIS
• “É possível utilizar as mídias digitais na minha prática pedagógica”?
• De que forma?”

3. RECORDANDO
Relatório do dia (Diário de bordo) – registro detalhado do que foi feito hoje.
  • Estudo da unidade 4 e 7, através do “material online”;
  • Vídeo/reflexão: Vida Maria e documentário sobre o teclado com socialização em plenária;
  • A atividade do dia: Dinâmica: Produção de texto coletivo “Mídias digitais” e a construção de slides sobre as mídias digitais e a minha prática pedagógica.
PAUTA DO 3º ENCONTRO
Escola Nicodemos Neves (14/11/2012)
Escola Castro Pinto (17/11/2012)

1º MOMENTO: Revendo o 2º encontro
1. Acolhida
2. Relembrando o encontro anterior

2º MOMENTO: Iniciação a temática do dia
TEMA: NAVEGAÇÃO PESQUISA NA INTERNET (tema livre)

1. AMPLIANDO CONHECIMENTOS
a) LEITURA: Estudo da unidade 2 – Navegação – pesquisa na internet (downloads) através do site: http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod85411/index.htm
b) VÍDEO: Navegar é preciso
c) SOCIALIZAÇÃO: breve comentário sobre o vídeo e a leitura. Detalhamento dos pontos importantes (hipertexto, desktop e download)

2. PRATICANDO
ATIVIDADE DO DIA
a) Dinâmica: Tema livre
- cada professor irá pesquisar na internet seu tema, copiar e colar no editor de texto Br.Office.org. Writer;
- sintetizar e organizar o texto depois publicar no blog;

3. RECORDANDO
a) Diário de bordo – registro detalhado do que foi feito hoje no terceiro encontro.

PAUTA DO 2º ENCONTRO
Escola Nicodemos Neves (07/11/2012)
Escola Castro Pinto (08/11/2012)

1º MOMENTO: Revendo o 1º encontro
1. Acolhida
2. Relembrando o encontro anterior

2º MOMENTO: Iniciação a temática do dia
TEMA: CONHECENDO O BLOG

1. AMPLIANDO CONHECIMENTOS
a) LEITURA: Estudo da unidade 3 – Blogs, Por quê? Para quê? Como criar um blog?
b) VÍDEO: 8 tipos para ser um bom blogger
c) SOCIALIZAÇÃO: breve comentário sobre o vídeo e a leitura

2. PRATICANDO
ATIVIDADE DO DIA
a) Criação e organização do blog
b) Reflexão: Vídeo Do sonho aos ares
c) Produção de texto baseado no vídeo

- Relacionar os pontos importantes do vídeo com o uso os recursos tecnológicos na evolução do homem;
- Como a história do vídeo, relaciona-se com a tecnologia (em especial a informática)?
- Essa evolução afeta nossas vidas?
- Como a informática pode afetar nossas vidas profissional e pessoal?

3. RECORDANDO
a) Diário de bordo – registro detalhado do que foi feito hoje.

PAUTA DO 1º ENCONTRO
Escola Nicodemos Neves (31/10/2012)
Escola Papa Paulo VI (01/11/2012)

Tema: Conhecendo o Proinfo

1. Apresentação: (30min)
  • Boas vindas;
  • Dinâmica de apresentação: Joga fora.
2. Reflexão: (30min)
  • Vídeo: Hino da cidadania.
  • Breve comentário.
3. Conhecendo o Proinfo: (1h)
  • Noções básicas do Programa Proinfo Integrado e do Curso,
  • O Proinfo na Paraíba.
4. Nosso curso
a) Conteúdos: (10min)
  • Edição de texto (writer);
  • Apresentação de slides (impress);
  • Criação de planilha (calc);
b)Encontros:
  • São dez encontros presenciais, sendo um encontro semanal com 4 horas.
c) Ações a serem realizadas: (50min)
  • Construir um Diário de Bordo;
  • Criar um gmail e Blog.
  • Encerramento do curso com a apresentação do Diário de Bordo digital/Blog
5. Diário de Bordo
  • Registrar data e especificar o numero do encontro;
  • Local onde aconteceu o encontro, tema do dia e como foi desenvolvido o tema pela professora formadora;
  • O registro detalhado e preciso dos fatos, dos passos, das descobertas, das dificuldades, em suma as atividades realizadas.
OUTRAS INFORMAÇÕES: (1h)
  • Regras de convivência;
ATIVIDADE DO DIA: Conhecendo o computador
  • Explorando os componentes do computador – teclado, mouse ...
  • E o editor de texto o Br Office.org.writer
  • Dinâmica: O ato de digitar
Tema: Quais as suas expectativas como cursista do curso introdução a educação digital?



Nenhum comentário:

Postar um comentário