PAUTA DO 9º ENCONTRO
Escola Nicodemos Neves (12/12)
Escola Castro Pinto (12/12)
Escola Nicodemos Neves (12/12)
Escola Castro Pinto (12/12)
1º
MOMENTO: Revendo o 8º encontro
1.
Acolhida
2.
Relembrando o encontro anterior
2º
MOMENTO: Iniciação a temática do dia
TEMA: Continuando
a Tabela Interativa (Editor calc)
Interagindo com as mídias digitais
1.
AMPLIANDO CONHECIMENTOS
a) Projeto:
Interagindo com as mídias digitais
2.
PRATICANDO
ATIVIDADE
DO DIA
a) Apresentação
da microaula dos cursistas e do blog
3.
RECORDANDO
a) Diário de bordo – registro detalhado do que
foi feito hoje.
PAUTA DO 8º ENCONTRO
Escola Nicodemos Neves (08/12)
Escola Castro Pinto (08/12)
Escola Castro Pinto (08/12)
Obs:
Atividade realizada a distância para suprir o déficit do curso
1º
MOMENTO: Revendo o 7º encontro
1.
Acolhida
2.
Relembrando o encontro anterior
2º
MOMENTO: Iniciação a temática do dia
TEMA: Estruturando
o blog
1.
AMPLIANDO CONHECIMENTOS
a) PESQUISA:
conhecendo outros blogs
2.
PRATICANDO
a) ATIVIDADE
DO DIA: Estruturação
do blog
3.
RECORDANDO
DIÁRIO DE BORDO – registro detalhado do que foi feito hoje.
PAUTA DO 7º ENCONTRO
Escola Nicodemos Neves (05/12)
Escola Castro Pinto (06/12)
1º MOMENTO: Revendo o 6º encontro
1. Acolhida
2. Relembrando o encontro anterior
2º MOMENTO: Iniciação a temática do dia
TEMA: Apresentação e exploração do Editor Calc
Conteúdos:
Estudando a unidade 8
Conhecendo o editor calc
Construção de uma tabela interativa
1. AMPLIANDO CONHECIMENTOS
a) LEITURA: Estudo da unidade 8 – Conhecendo o editor calc através do link http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod85411/index.htm
b) VÍDEO/REFLEXÃO
• Vídeo: Educação na era da informação.
c) SOCIALIZAÇÃO:
O professor está preparado para esse desafio?
2. PRATICANDO
ATIVIDADE DO DIA
a) Dinâmica: Tabela interativa
b) Construa uma planilha seguindo o roteiro.
3. RECORDANDO
a) Diário de bordo – registro detalhado do que foi feito hoje.
Estudo da unidade 8, aprendendo mais sobre o calc.
Vídeo aula e discussão em plenária;
A atividade do dia - Dinâmica: Tabela interativa seguindo o roteiro
(registrar as realizações do dia, os seus sentimentos, dificuldades, avanços e desafios enfrentados em sua travessia neste processo de inclusão digital)
PAUTA DO 6º ENCONTRO
Escola Nicodemos Neves (28/11)
Escola Castro Pinto (29/11)1º MOMENTO: Revendo o 5º encontro
1. Acolhida
2. Relembrando o encontro anterior
2º MOMENTO: Iniciação a temática do dia
TEMA: Conhecendo o Tux Praint
Construindo uma apresentação no Br.Office.org. Impress.
Conteúdos:
Desenho no Tux paint
Construção de slides e apresentação
Conhecendo o Google Docs, email no gmail
1. AMPLIANDO CONHECIMENTOS
a) LEITURA: Estudo da unidade 5 – Google docs e unidade 6 - Email e Gmail através do link http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod85411/index.htm
b) SOCIALIZAÇÃO:
Reflexão sobre o vídeo
2. PRATICANDO
ATIVIDADE DO DIA
a) Dinâmica: Desenho livre
b) Construindo uma apresentação de slides
3. RECORDANDO
Diário de bordo – registro detalhado do que foi feito hoje.Estudo da unidade 5 e 6, através do “material online”;
Vídeo aula e discussão em plenária;
A atividade do dia:
Dinâmica: Desenho livre e apresentação de slides
(registrar as realizações do dia, os seus sentimentos, dificuldades, avanços e desafios enfrentados em sua travessia neste processo de inclusão digital)
Escola Nicodemos Neves
Escola Castro Pinto
Obs: Atividade realizada a distância para suprir o déficit do curso
1º MOMENTO: Revendo o 4º encontro
1. Acolhida
2. Relembrando o encontro anterior
2º MOMENTO: Iniciação a temática do dia
TEMA: VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM - AVALIAÇÃO
1. AMPLIANDO CONHECIMENTOS
a) Pesquisa na internet e no blog através do link “Educador digital” os conteúdos inseridos na avaliação
2. PRATICANDO
ATIVIDADE DO DIA
a) Avaliação – com o objetivo de verificar a habilidade dos cursistas em selecionar, copiar e colar texto; a ampliação do conhecimento sobre os temas em estudo e o desempenho de cada cursista em navegar na internet.
3. RECORDANDO
a) Diário de bordo – registro detalhado do que foi feito hoje.
PAUTA DO 4º ENCONTRO
Escola Nicodemos Neves (21/11/2012)
Escola Castro Pinto (22/11/20120)
1º MOMENTO: Revendo o 3º encontro
1. Acolhida
2. Relembrando o encontro anterior
2º MOMENTO: Iniciação a temática do dia
TEMA: Conhecendo o Br.Office.org. Impress.
Conteúdos: Teclado/mouse (unidade 4)
Criando uma apresentação no impress (unidade 7)
1. AMPLIANDO CONHECIMENTOS
a) LEITURA: Estudo da unidade 4 – uso eficiente do teclado e uso do mouse no site: http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod85411/index.htm
LEITURA: Estudo da unidade 7 – Planejando sua apresentação através do site acima.
b) VÍDEO/REFLEXÃO:
1. Documentário
2. Vida Maria
c) SOCIALIZAÇÃO:
• O filme “Vida Maria” tem relação com nossa prática pedagógica?
• Prática pedagógica X mídias digitais
2. PRATICANDO
ATIVIDADE DO DIA
a) Dinâmica: Produção textual coletiva “Mídias digitais”
b) Construção de slides (sugestão)
• TEMA: MÍDIAS DIGITAIS
• “É possível utilizar as mídias digitais na minha prática pedagógica”?
• De que forma?”
3. RECORDANDO
Relatório do dia (Diário de bordo) – registro detalhado do que foi feito hoje.
- Estudo da unidade 4 e 7, através do “material online”;
- Vídeo/reflexão: Vida Maria e documentário sobre o teclado com socialização em plenária;
- A atividade do dia: Dinâmica: Produção de texto coletivo “Mídias digitais” e a construção de slides sobre as mídias digitais e a minha prática pedagógica.
Escola Nicodemos Neves (14/11/2012)
Escola Castro Pinto (17/11/2012)
1º MOMENTO: Revendo o 2º encontro
1. Acolhida
2. Relembrando o encontro anterior
2º MOMENTO: Iniciação a temática do dia
TEMA: NAVEGAÇÃO PESQUISA NA INTERNET (tema livre)
1. AMPLIANDO CONHECIMENTOS
a) LEITURA: Estudo da unidade 2 – Navegação – pesquisa na internet (downloads) através do site: http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod85411/index.htm
b) VÍDEO: Navegar é preciso
c) SOCIALIZAÇÃO: breve comentário sobre o vídeo e a leitura. Detalhamento dos pontos importantes (hipertexto, desktop e download)
2. PRATICANDO
ATIVIDADE DO DIA
a) Dinâmica: Tema livre
- cada professor irá pesquisar na internet seu tema, copiar e colar no editor de texto Br.Office.org. Writer;
- sintetizar e organizar o texto depois publicar no blog;
3. RECORDANDO
a) Diário de bordo – registro detalhado do que foi feito hoje no terceiro encontro.
PAUTA DO 2º ENCONTRO
Escola Nicodemos Neves (07/11/2012)
Escola Castro Pinto (08/11/2012)
1º MOMENTO: Revendo o 1º encontro
1. Acolhida
2. Relembrando o encontro anterior
2º MOMENTO: Iniciação a temática do dia
TEMA: CONHECENDO O BLOG
1. AMPLIANDO CONHECIMENTOS
a) LEITURA: Estudo da unidade 3 – Blogs, Por quê? Para quê? Como criar um blog?
b) VÍDEO: 8 tipos para ser um bom blogger
c) SOCIALIZAÇÃO: breve comentário sobre o vídeo e a leitura
2. PRATICANDO
ATIVIDADE DO DIA
a) Criação e organização do blog
b) Reflexão: Vídeo Do sonho aos ares
c) Produção de texto baseado no vídeo
- Relacionar os pontos importantes do vídeo com o uso os recursos tecnológicos na evolução do homem;
- Como a história do vídeo, relaciona-se com a tecnologia (em especial a informática)?
- Essa evolução afeta nossas vidas?
- Como a informática pode afetar nossas vidas profissional e pessoal?
3. RECORDANDO
a) Diário de bordo – registro detalhado do que foi feito hoje.
PAUTA DO 1º ENCONTRO
Escola Nicodemos Neves (31/10/2012)
Escola Papa Paulo VI (01/11/2012)
Tema: Conhecendo o Proinfo
1. Apresentação: (30min)
- Boas vindas;
- Dinâmica de apresentação: Joga fora.
- Vídeo: Hino da cidadania.
- Breve comentário.
- Noções básicas do Programa Proinfo Integrado e do Curso,
- O Proinfo na Paraíba.
a) Conteúdos: (10min)
- Edição de texto (writer);
- Apresentação de slides (impress);
- Criação de planilha (calc);
- São dez encontros presenciais, sendo um encontro semanal com 4 horas.
- Construir um Diário de Bordo;
- Criar um gmail e Blog.
- Encerramento do curso com a apresentação do Diário de Bordo digital/Blog
- Registrar data e especificar o numero do encontro;
- Local onde aconteceu o encontro, tema do dia e como foi desenvolvido o tema pela professora formadora;
- O registro detalhado e preciso dos fatos, dos passos, das descobertas, das dificuldades, em suma as atividades realizadas.
- Regras de convivência;
- Explorando os componentes do computador – teclado, mouse ...
- E o editor de texto o Br Office.org.writer
- Dinâmica: O ato de digitar
Nenhum comentário:
Postar um comentário